Últimas Notícias

Estudante do IFBA de Feira de Santana vence prêmio nacional de iniciação científica com pesquisa sobre galáxia

 


Davi Santa Rosa Medeiros, de 17 anos, foi premiado pelo CNPq com trabalho inédito na área de astronomia extragaláctica

O estudante Davi Santa Rosa Medeiros, de 17 anos, aluno do 3º ano do curso Integrado em Eletrotécnica no Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Feira de Santana, venceu o 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, na categoria Iniciação Científica Júnior (ICJ), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O reconhecimento foi concedido à pesquisa “Estudo Espectroscópico da Galáxia Peculiar AM 0212-412”.

A pesquisa

O trabalho premiado busca caracterizar a atividade nuclear da galáxia AM 0212-412, que forma um par interagente. A orientação foi do professor Paulo César da Rocha Poppe, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com apoio da professora Sílvia Carla Cerqueira Porto, do IFBA Feira, que teve papel fundamental ao conectar o estudante ao orientador e oferecer suporte em todo o processo.

Davi vai apresentar o estudo na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 13 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. Como prêmio, o jovem receberá R$ 5 mil e uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 700 mensais, por dois anos. Todas as despesas do evento serão custeadas pelo CNPq.



Caminho até a pesquisa

A paixão de Davi pela astronomia começou cedo, ainda aos 4 anos, e foi incentivada pela participação em olimpíadas científicas e eventos acadêmicos. “No primeiro ano no IFBA, conheci a professora Sílvia, que me levou à IX Jornada de Astronomia, em Vitória da Conquista. Lá participei de um minicurso com o professor Paulo Poppe e, desde então, fui me aproximando do seu grupo de pesquisa”, contou.

O projeto com a galáxia AM 0212-412 foi desenvolvido no Observatório Antares, em Feira de Santana. Davi explica que o espectro óptico foi observado no Observatório Pico dos Dias (OPD/LNA) e processado com softwares como PyRAF e STARLIGHT. Os resultados obtidos indicaram um núcleo do tipo LINER — um achado inédito — e identificaram características das populações estelares da galáxia, além da velocidade radial de aproximadamente 13.896 km/s.

Superando desafios

Entre os desafios enfrentados, Davi destacou dificuldades técnicas no uso de softwares de análise de dados. “Meu notebook não rodava o IRAF, então usamos o PyRAF, que tem funções similares. Foi um desafio, mas com o apoio do professor Paulo e da professora Sílvia, conseguimos contornar”.

O estudante também fez questão de agradecer o apoio familiar e dos professores. “Sou muito grato à minha tia Rita, meu dindo Renato, minha dinda France e aos professores que me acompanharam, especialmente o professor Luan, que também foi essencial nessa trajetória”.

Perspectivas e sonhos

Davi afirma que ganhar o prêmio fortaleceu sua vontade de seguir na carreira científica. “Essa conquista mostrou que é possível fazer ciência de verdade ainda no ensino médio. Quero seguir na pesquisa e contribuir para o avanço da ciência no Brasil”.

Entre os planos futuros, está a realização de novas observações com telescópios de maior porte. “Sonho em visitar o Telescópio SOAR, no Chile, para fazer observações com espelho maior e diferenciar os dois núcleos da galáxia, o que não foi possível com o Perkin-Elmer do OPD”.

Para outros jovens, Davi deixa uma mensagem: “A ciência não é algo distante. Pode começar com uma simples curiosidade. Se você gosta de entender o mundo, há espaço para você. Basta acreditar e dar o primeiro passo”.

Sobre o prêmio

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica é promovido pelo CNPq em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a SBPC. Criado em 2003, reconhece estudantes que se destacaram na pesquisa científica durante o ano, bem como instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do programa de iniciação científica no país.

Nenhum comentário