Nilton Rasta é eternizado no Mercado de Arte Popular com nova alameda
Com o objetivo de reconhecer e eternizar a contribuição de um dos maiores nomes da cultura feirense, a Prefeitura de Feira de Santana inaugurou, neste sábado (29), a Alameda Nilton Rasta, no Mercado de Arte Popular (MAP). O espaço, onde ficam localizados os boxes do MAP, passa a homenagear o percussionista, artesão e líder cultural que marcou mais de três décadas da cena artística local. A iniciativa é da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).
A cerimônia reuniu familiares, amigos, músicos e artistas que conviveram com Nilton Rasta. O momento foi marcado por forte emoção, com apresentações musicais em tributo ao artista. Uma placa com o nome do homenageado agora identifica o local, simbolizando o reconhecimento ao seu legado. Nilton foi presidente do tradicional afoxé Pomba de Malê, referência na defesa da identidade afro-brasileira. Em abril, durante a Micareta de Feira de Santana, o grupo foi homenageado pelos 40 anos de atuação — iniciativa concedida ainda em vida.
O secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, destacou a importância da homenagem. “Este momento reforça o que Nilton representou para todos nós. Um grande artista, artesão e professor. Tivemos a oportunidade de homenageá-lo durante a Micareta, e agora eternizamos sua história no MAP. Que seu legado inspire a juventude a seguir o caminho da cultura, da harmonia e da paz”, afirmou.
A secretária da Settdec, Márcia Cristina Ferreira, também ressaltou o merecimento da honraria. “Nilton tinha no MAP um dos espaços que mais frequentava e onde deixava sua marca. Manter viva essa memória é essencial. Ele permanece vivo em nossos corações”, disse.
Emocionada, Cristinae de Moura Pereira, esposa de Nilton Rasta, agradeceu pela homenagem. “A saudade aperta, mas fico feliz ao ver o reconhecimento ao trabalho dele. Este lugar era parte do que ele chamava de legado”, declarou.
O cantor e compositor Dionorina, parceiro de longa trajetória musical, também prestou homenagem e fez um pedido. “Que possamos celebrar mais os artistas em vida, para que tenham finais mais dignos e felizes. Nilton merece todas as honras, e esta placa eterniza nosso irmão.”
Nilton Rasta faleceu em 29 de setembro deste ano, deixando um legado que seguirá vivo na música, na história e no coração do povo de Feira de Santana.

Nenhum comentário