Gás do Povo: entenda quem tem direito ao benefício em Feira de Santana
O governo federal lançou, na última sexta-feira (5), o programa Gás do Povo, que oferece gratuidade no botijão de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade. Para receber o benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e receber o Bolsa Família.
Em Feira de Santana, cerca de 73 mil famílias recebem o Bolsa Família. Atualmente, apenas 1.650 têm acesso ao vale-gás, que cobre metade do valor do botijão de 13kg, a cada dois meses. O novo programa deve ampliar significativamente o número de beneficiários.
Segundo Danuza Rodrigues, chefe da Divisão de Gestão do CadÚnico e do Bolsa Família no município, o governo federal será responsável pela seleção das famílias e concessão do benefício. “O município inscreve as famílias e mantém o cadastro atualizado, mas não tem como prever o número de beneficiários. O critério é renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para quem recebe o Bolsa Família”, explicou.
Rodrigues orienta que famílias que ainda não estão inscritas ou precisam atualizar os dados procurem os 18 postos de atendimento em Cras e distritos como Maria Quitéria, Humildes e Jaguara, além do posto no Shopping Cidade das Compras.
O programa terá início gradual, com os primeiros botijões sendo entregues em novembro de 2025, e previsão de atender todas as 15,5 milhões de famílias até março de 2026. A quantidade de botijões concedida por família depende do número de integrantes:
-
2 pessoas: até 3 botijões por ano;
-
3 pessoas: até 4 botijões por ano;
-
4 ou mais: até 6 botijões por ano.
A retirada do benefício será feita diretamente nas revendas credenciadas, sem pagamento em dinheiro, utilizando aplicativo, cartão do Bolsa Família ou QR Code. O programa é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Nenhum comentário