Últimas Notícias

STF derruba decisão do STJ e mantém investigação contra deputado Binho Galinha na Operação El Patrón

 


O Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu, na sexta-feira (8), a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que havia anulado a Operação El Patrón, deflagrada em 2023 contra o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD).

A operação investiga um grupo criminoso suspeito de lavagem de dinheiro oriundo de agiotagem, jogo do bicho, receptação qualificada e desmanche de veículos. Em junho deste ano, o STJ anulou a ação por considerar ilegais relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) obtidos sem autorização judicial.

Na nova decisão, o ministro Cristiano Zanin reafirmou a legalidade do uso desses documentos, lembrando que o próprio STF já havia autorizado o acesso sem ordem judicial prévia quando há investigação formal e preservação do sigilo. Com isso, as provas foram validadas e as apurações devem prosseguir normalmente.

A Operação El Patrón
Deflagrada em dezembro de 2023, teve como principal alvo Binho Galinha, apontado como chefe de uma milícia em Feira de Santana (BA). Na época, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, 33 de busca e apreensão, bloqueados mais de R$ 200 milhões, sequestrados 26 imóveis e suspensas as atividades de seis empresas.

Entre os presos estão três policiais militares, familiares e aliados do deputado, acusados de movimentações financeiras milionárias incompatíveis com a renda declarada.

A defesa de Binho Galinha informou que vai recorrer da decisão e que o parlamentar permanece à disposição da Justiça.

Nenhum comentário