Bahia renova afastamento de nove agentes penitenciários, oito deles em Feira de Santana
O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia publicou uma portaria nesta quinta-feira (14), renovando o afastamento de nove agentes penitenciários, oito lotados no Conjunto Penal de Feira de Santana e um no Complexo Penal de Irecê. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e determina que os servidores permaneçam afastados das funções por 180 dias, sem prejuízo da remuneração, e impedidos de ingressar ou permanecer em qualquer unidade prisional do estado.
Motivos do afastamento
Segundo a portaria, os agentes são investigados pelo Ministério Público por integrar uma organização criminosa estruturada e hierarquizada, atuando dentro do Conjunto Penal de Feira de Santana para facilitar a entrada de entorpecentes, viabilizar comunicação entre lideranças faccionadas e permitir atividades ilícitas dentro e fora do presídio.
O esquema criminoso foi descrito como “reiterado, institucionalizado e articulado na administração prisional, desvirtuando as finalidades institucionais do sistema penitenciário e comprometendo o controle estatal”. O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) denunciou os agentes por corrupção passiva, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de capitais.
A portaria prevê que a medida cautelar pode ser renovada, garantindo que os investigados permaneçam afastados das unidades prisionais enquanto as investigações seguem em andamento.
Nenhum comentário