Chuvas impactam transporte público em Feira de Santana e Prefeitura intensifica ações emergenciais
Empresa Rosa tem atrasos e itinerários encurtados; Prefeitura atua na manutenção de vias urbanas e rurais, mas clima dificulta intervenções
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), está intensificando os esforços para reduzir os impactos provocados pelas chuvas no transporte público e nas condições de trafegabilidade em ruas e estradas, tanto na zona urbana quanto na rural.
Nos últimos dias, passageiros da empresa Rosa, responsável por linhas do transporte coletivo municipal, relataram atrasos e problemas operacionais, como a circulação de ônibus de apoio sem plenas condições de funcionamento e longos intervalos após quebras de veículos.
O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Barradas Carneiro, reconheceu os transtornos enfrentados pela população e atribuiu grande parte dos problemas ao período chuvoso. “De fato, não existe estrada rural em boas condições nesse período de chuva em nenhum lugar. Mesmo assim, a SOMA tem trabalhado incansavelmente na conservação e melhoria dessas estradas, mas muitas vezes chove e o trabalho realizado no dia anterior é perdido”, afirmou.
Trechos críticos e linhas afetadas
Segundo a Semob, os atrasos e alterações de rota ocorrem, principalmente, em trechos críticos com buracos, acúmulo de água, obras em andamento ou veículos estacionados irregularmente. Nesses casos, as empresas concessionárias, como a Rosa, têm feito mudanças operacionais.
Em comunidades como Jacu e Candeia Grossa, a linha 052 precisou encurtar o trajeto nos dias de chuva para evitar que os ônibus fiquem atolados em vias com pouca ou nenhuma trafegabilidade.
Sérgio também destacou que as garagens das empresas operam 24 horas para manutenção da frota e pediu compreensão dos usuários. “Os motoristas precisam redobrar a atenção e dirigir mais devagar para evitar acidentes e danos aos ônibus. Além disso, as equipes da prefeitura continuam realizando a operação tapa-buracos na zona urbana e mantendo as máquinas em atividade nos distritos, mesmo com as chuvas”, disse.
Apelo ao empresariado e compromisso com solução
O secretário ainda fez um apelo ao empresariado local para que compreenda a situação de trabalhadores que dependem do transporte coletivo e podem sofrer atrasos devido às condições climáticas. “Estamos trabalhando sob a orientação do prefeito José Ronaldo para minimizar todos esses problemas. Pedimos desculpas à população e garantimos que estamos empenhados em resolver as situações tão logo as condições climáticas permitam”, concluiu.
Nenhum comentário