Últimas Notícias

Feira de Santana recebe novos agentes comunitários de saúde para reforçar a Atenção Primária




Os novos agentes comunitários de saúde de Feira de Santana foram recepcionados na tarde desta terça-feira (30), em um encontro realizado na Faculdade Estácio. A atividade marcou o início da formação dos profissionais que vão atuar na Atenção Primária à Saúde do município.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos; do diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira; da chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante; da referência técnica Andrea Rocha; e do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Everaldo Vitório.

Papel fundamental dos novos agentes

Durante a cerimônia, o secretário Rodrigo Matos destacou a importância do acolhimento e da capacitação.
“Nosso compromisso é oferecer a melhor preparação para que possam desempenhar bem seu papel. Vocês vão contribuir para que as pessoas adoeçam menos, sofram menos e vivam mais felizes. A gestão avança quando valorizamos o diálogo e fortalecemos o SUS em Feira de Santana”, afirmou.

O diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, reforçou o papel estratégico dos profissionais:
“A atuação de cada um de vocês vai colaborar na observação, orientação e identificação de problemas de saúde individuais e coletivos, permitindo traçar estratégias para minimizar os impactos. É uma profissão nobre, que exige compromisso, mas que traz a satisfação do dever cumprido”, disse.

Expansão da cobertura

A chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante, explicou o impacto direto da chegada dos novos servidores:
“São 26 agentes comunitários que chegam para somar, cobrindo 26 microáreas em Feira de Santana. Isso representa quase 20 mil pessoas que passarão a ser assistidas. É um momento histórico para a saúde do município”, ressaltou.

Atualmente, a rede municipal conta com 150 equipes distribuídas em 103 unidades de saúde, sendo 96 Unidades de Saúde da Família (USF) — 75 na zona urbana (sete delas com horário estendido até 21h) e 21 na zona rural — além de sete Equipes de Apoio à Atenção Primária (antigas UBS).

Formação e cronograma

O processo de capacitação segue até a próxima sexta-feira (3), nos turnos da manhã e da tarde, e terá continuidade na segunda-feira (6), no período matutino.

O treinamento aborda temas centrais da Atenção Primária, considerando os desafios locais da saúde pública, e reforça a importância do cuidado em todas as fases da vida. Entre os temas estão imunização de crianças, adolescentes e adultos, além de ações voltadas para a saúde do homem e da mulher.

Nenhum comentário