Últimas Notícias

Professores de Feira de Santana comemoram enquadramento funcional após anos de espera

 


Após seis anos de espera, a professora Darline Pereira, da Escola Municipal Eurides de Oliveira Queiroz, no distrito de Humildes, viveu nesta segunda-feira (29) o que ela definiu como “mais esperado do que a posse”. Ela está entre os 142 docentes que receberam o enquadramento funcional durante cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Educação.

“Já tenho seis anos de solicitação, estava esperando o enquadramento durante esse tempo. Para mim é um momento de gratidão, que confirma a nossa estabilidade como servidor municipal da rede de Feira de Santana. Espero que venham mais benefícios para reafirmar o compromisso enquanto educadores, contribuindo com a aprendizagem de cada criança”, disse emocionada.

A professora Itainara do Nascimento Amorim, da Escola Professora Maria Helena Queiroz, no bairro Fraternidade, também celebrou a conquista.

“Momento muito bom, de muita realização. Foram três anos de espera. Dei entrada em 2022 e está saindo agora. Estou muito feliz, é um direito conquistado.”

O processo de enquadramento estava paralisado desde 2018 e foi retomado este ano, com previsão de 112 enquadramentos mensais em maio, julho, setembro e novembro. Até o fim de 2025, cerca de 600 professores devem ser beneficiados.

A solenidade foi conduzida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, ao lado do secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto. O ato foi marcado por forte emoção e aplausos dos professores presentes.

Para Pablo Roberto, o momento simboliza a valorização da categoria:

“O prefeito, ao longo dos seus mandatos, sempre honrou esse compromisso. Sei que não foi fácil ficar nessa expectativa, conversei com muitos professores nos últimos meses. Hoje celebramos essa conquista, resultado do trabalho conjunto da administração, da procuradoria e do gabinete.”

A secretária de Administração, Sandra Peggy, explicou que o enquadramento garante a formalização da carga horária de 40 horas semanais, já exercida por muitos professores.

“O professor tinha contrato de 20 horas em vaga real e mais 20 de hora extra. Agora passa a ter 40 horas de fato e de direito. Esse processo estava parado há mais de quatro anos e já alcançou quase 600 docentes. Em novembro será concluída a última etapa.”

Também participaram da cerimônia a secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, e o procurador-geral Guga Leal.

Nenhum comentário