Últimas Notícias

Pesca Solidária retira 200 kg de peixes da Lagoa do Parque e doa para instituições filantrópicas em Feira de Santana

 




A 3ª edição da Pesca Solidária movimentou o Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, em Feira de Santana, na manhã deste sábado (2). A ação, promovida pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), reuniu 34 pescadores voluntários com o objetivo de controlar a população de peixes e destinar parte da pesca a instituições sociais do município.

A atividade começou às 7h e seguiu até as 13h, com expectativa de alcançar a marca de 200 kg de peixes — principalmente tilápias e traíras — que foram doados para quatro entidades: Afas, AAPC, Lar do Irmão Velho e Dispensário Santana.

Segundo o secretário da Sesp, Justiniano França, a pesca foi autorizada devido à superpopulação de espécies na lagoa. Para esta edição, apenas peixes com tamanho adequado foram liberados: tilápias com mais de 20 cm e traíras. Já os peixes maiores, como os tambaquis, foram poupados porque as instituições não têm estrutura para processá-los. A expectativa é que uma nova edição da ação ocorra no fim do ano.

De acordo com João Dias, diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, a Pesca Solidária tem três pilares: controle ambiental, assistência social e incentivo ao lazer.

“Estamos fazendo o controle da densidade da fauna aquática. A tilápia, por exemplo, é uma espécie exótica e se reproduz com rapidez. A pesca ajuda a equilibrar o ecossistema e ainda contribui com quem precisa”, destacou.

No total, já foram identificadas 12 espécies de peixes na lagoa — sete nativas e cinco exóticas. A iniciativa seguiu critérios técnicos e respeitou a legislação ambiental, que determina o tamanho mínimo para pesca com base na capacidade reprodutiva das espécies.

Nenhum comentário