MP denuncia núcleo do Comando Vermelho formado por PMs em Feira de Santana
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou quatro policiais militares por integrar um núcleo do Comando Vermelho (CV) com atuação em Feira de Santana. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), os agentes utilizavam treinamento e acesso exclusivo a armamentos para ampliar o poder operacional e intimidatório da facção.
A investigação, que apura um esquema de tráfico de armas, já resultou na prisão da advogada Andressa Cunha Rocha, apontada como liderança do grupo, durante a segunda fase da Operação Skywalker. Na primeira fase, em abril, foi preso o PM da reserva Nilton Silva Brito, acusado de liderar o núcleo. Ele teria comercializado armas de uso restrito para membros do CV e movimentado recursos por meio de contas de terceiros, beneficiando o chefe da facção, Heverson Almeida Torres, o “MG”, preso no Presídio Federal de Brasília.
Também foram denunciados os PMs Reinan Santos Lima Figueredo, Adonias Moreira de Assis e Iran Araújo Barboza. Interceptações telefônicas, movimentações financeiras e apreensão de um arsenal, incluindo fuzis, espingardas, munições de vários calibres e granadas, sustentam as acusações.
O MP afirma que os policiais atuavam de forma estável no grupo, financiando, comercializando e transportando armas para a facção, o que representa “grave violação dos deveres institucionais e desvio de função com potencial lesivo ampliado”. Todos tiveram prisão preventiva decretada.
Nenhum comentário