Últimas Notícias

Homem é condenado a 20 anos de prisão por matar jovem em Amélia Rodrigues

 Foi condenado a 20 anos de prisão em regime fechado, na quarta-feira (20), Joildo Gomes Franco, acusado de matar a tiros a jovem Andressa Conceição, de 20 anos, em Amélia Rodrigues, cidade a 30 km de Feira de Santana. O crime ocorreu em outubro de 2018.




Joildo respondia ao processo em liberdade e estava morando em São Paulo, de onde acompanhou o julgamento por videoconferência. Ele foi condenado por homicídio triplamente qualificado.

O júri popular, realizado no Fórum Doutor Gervásio Bacelar, durou cerca de 10 horas.

Defesa e acusação

Durante o julgamento, a defesa alegou inimputabilidade, afirmando que Joildo tinha problemas mentais em decorrência do uso de drogas. O advogado dele, Gabriell Neves, informou que vai recorrer da decisão.

Já o Ministério Público sustentou que a motivação foi uma dívida de drogas de cerca de R$ 1 mil com uma facção criminosa. Segundo o MP, Andressa teria descumprido uma ordem de toque de recolher.

O promotor de Justiça Audo Rodrigues explicou que a tese da defesa foi considerada, mas descartada pelos peritos:

“O argumento de retardo mental leve foi baseado apenas no depoimento do acusado, sem respaldo técnico. Além disso, os peritos confirmaram que os envolvidos estavam sóbrios no momento do crime”, afirmou.

Após a decisão, Joildo deverá retornar à Bahia para cumprir a pena em regime fechado. O mandado de prisão já foi expedido.




O crime

De acordo com a Polícia Civil, Andressa foi assassinada em frente de casa, após ser surpreendida por dois homens em uma moto. Joildo foi apontado como o autor dos disparos.

O crime foi filmado por um comparsa e as imagens circularam nas redes sociais, mostrando o momento em que a vítima foi atingida.

Três dias depois, Joildo foi preso em Iaçu, na Chapada Diamantina, e levado para o Conjunto Penal de Feira de Santana. Ele permaneceu detido por quatro anos, mas deixou a prisão após relaxamento da preventiva por excesso de prazo.

Joildo foi o primeiro réu a ser julgado. O responsável pela filmagem e o suposto mandante do crime ainda aguardam julgamento.

Nenhum comentário