Últimas Notícias

Prefeitura remove mais de 100 caçambas de entulho na Muchila e reforça fiscalização contra descarte irregular

 

Uma força-tarefa realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), retirou mais de 100 caçambas de resíduos da Rua Macário Cerqueira, no bairro Muchila, em Feira de Santana, nos últimos 20 dias.

A via, que estava tomada por vegetação e grande quantidade de entulho oriundo da construção civil, passa por um amplo processo de limpeza e recuperação. A ação tem como objetivo preparar o local para as futuras obras de pavimentação que serão executadas pela SEINFRA, conforme determinação da Prefeitura.

Para evitar novos descartes clandestinos, a SESP instalou uma Estação de Descarte Provisório com três grandes caixas coletoras e sinalização orientando a população sobre o descarte correto dos resíduos. A iniciativa busca oferecer uma alternativa adequada para carroceiros e pequenos geradores, contribuindo para a preservação dos espaços públicos.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, a prioridade neste momento é conscientizar a população, mas a fiscalização será intensificada. Ele alertou que, caso a prática continue, os responsáveis estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação municipal.

As ações de limpeza também já contemplaram outros pontos da cidade, como a Avenida Transnordestina, a Alameda 4, no bairro Santa Mônica, e a Rua Lopes Rodrigues.

As leis municipais nº 3.785/2017 e nº 3.987/2019 estabelecem regras para a gestão de resíduos sólidos, determinam responsabilidades para grandes geradores e preveem multas que variam de R$ 500 a R$ 3 mil para infrações leves, podendo ultrapassar R$ 3,1 mil em casos considerados graves.

A Prefeitura reforça que a conservação da limpeza urbana depende da participação de toda a comunidade e orienta os moradores a utilizarem os pontos adequados para descarte e denunciarem práticas irregulares.

Nenhum comentário