Últimas Notícias

Projeto de Universidade Federal em Feira reúne parlamentares, educadores e entidades em Feira de Santana

 A criação de uma Universidade Federal em Feira de Santana foi discutida nesta segunda-feira (24) em uma audiência pública no Teatro do Centro de Convenções. O encontro reuniu as comissões de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia e da Câmara Municipal, por iniciativa do deputado Robinson Almeida (PT) e do vereador Professor Ivamberg Lima (PT).



Robinson afirmou que já existem terrenos doados e estudos da UFRB que comprovam a viabilidade da nova instituição. As sugestões apresentadas por representantes do setor produtivo, acadêmicos e estudantes serão encaminhadas ao Governo Federal. “Precisamos unir forças para colocar Feira na linha de frente da expansão do ensino superior”, disse.

Com mais de 600 mil habitantes e influência sobre cerca de 100 municípios, Feira conta hoje apenas com a Uefs e o Cetens/UFRB. Para o deputado federal Zé Neto (PT), a universidade federal é essencial para impulsionar desenvolvimento, inovação e geração de empregos.

A reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, reforçou o compromisso da instituição com a expansão do ensino. Professores apresentaram a proposta de uma universidade capaz de atender até 1,8 milhão de pessoas na região.

Ao final, Robinson anunciou que será elaborado um relatório com as propostas para envio aos governos estadual e federal. A audiência marca mais um passo na luta pela implantação da Universidade Federal de Feira de Santana.

Nenhum comentário