Últimas Notícias

Feira de Santana vai abrir concurso público com mil vagas para professores, anuncia secretário de Educação


 Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, o secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, confirmou que a prefeitura está em fase final de preparação para realizar um concurso público voltado à efetivação de professores da rede municipal.

Atualmente, cerca de 700 educadores atuam sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), com contratos que vencem em janeiro de 2026. Segundo o secretário, o novo concurso deve substituir esses contratos e ampliar o quadro de docentes efetivos.

“Nosso objetivo é que todos os professores da rede sejam concursados. A previsão é contratar cerca de mil profissionais no próximo ano”, afirmou.

Enquanto o concurso é organizado, a Secretaria pretende lançar um novo processo seletivo temporário (Reda), com validade de até um ano, para garantir a continuidade das aulas até a posse dos aprovados no certame.

Pablo também reconheceu que a rede municipal ainda enfrenta déficit de professores, causado por licenças médicas, afastamentos e outras ocorrências durante o ano letivo. Ele destacou que o próximo concurso incluirá cadastro reserva para reposição imediata nesses casos.

Sobre as críticas à reserva de carga horária, o secretário afirmou que o tema está “superado” e que a portaria que alterava o tempo de planejamento dos docentes “não está em vigor”.

“O planejamento pedagógico está assegurado. O professor de 20 horas, por exemplo, cumpre parte da carga em sala e o restante é destinado às atividades de classe e estudo”, concluiu.

Nenhum comentário