Feira de Santana intensifica vacinação contra o HPV e amplia público até 19 anos
A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana está intensificando a vacinação contra o HPV, imunizante que previne o câncer de colo do útero e outros tipos da doença, como os cânceres de garganta, reto e pênis, além de lesões genitais.
De acordo com o calendário nacional de imunização, a vacina é ofertada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. No entanto, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo até dezembro deste ano para incluir adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou a importância da imunização como forma eficaz de prevenção.
“Hoje nós temos uma vacina que protege em mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero”, afirmou.
Entre janeiro e o início de outubro deste ano, foram aplicadas 7.690 doses da vacina contra o HPV no município. A meta da Secretaria é vacinar 95% do público-alvo — meninos e meninas de 9 a 19 anos. No ano passado, a adesão foi considerada baixa, com apenas 11,3% desse grupo vacinado.
O secretário reforçou a necessidade de participação dos pais e responsáveis no incentivo à vacinação.
“Vacinar adolescente não é fácil. Então os pais precisam entender a importância de levarem seus filhos para se vacinar”, ressaltou Matos.
Ele também lembrou que a vacina, antes aplicada em duas doses, agora é dose única, o que facilita o acesso e a adesão.
“Estaremos intensificando as ações para buscar ativamente essas pessoas, para que no futuro possamos evitar que elas desenvolvam cânceres relacionados ao HPV”, completou.
Multivacinação e vacinação contra o sarampo seguem até 31 de outubro
A Campanha Nacional de Multivacinação segue até 31 de outubro, com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes. Durante o período, a Prefeitura também intensifica a vacinação contra o sarampo e o resgate de pessoas não vacinadas contra o HPV.
Para o sarampo, o público-alvo é composto por:
-
Pessoas de 12 meses a 29 anos, que devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias;
-
Pessoas de 30 a 59 anos, que devem receber dose única;
-
Profissionais de saúde, que também precisam ter duas doses registradas.
O Dia D de Vacinação será realizado no dia 18 de outubro (sábado), quando 25 unidades de saúde da rede municipal estarão abertas das 7h às 13h. Também haverá vacinação no Shopping Avenida, das 10h às 20h, ampliando o acesso à imunização.

Nenhum comentário