Últimas Notícias

Pais protestam contra falta de professores em creche municipal no Alto do Rosário, em Feira de Santana

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

  Pais e responsáveis de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Doutor Edivaldo Machado Boaventura, no bairro Alto do Rosário, em Feira de Santana, realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (19). O ato foi motivado pela falta de professores e pela preocupação com a possibilidade de fechamento da unidade.

De acordo com a representante do grupo, Rita Santos, a creche foi uma conquista da comunidade após anos de reivindicações e atualmente atende dezenas de crianças da região. Ela afirma que a suspensão do pagamento de gratificações aos servidores tem dificultado a presença de professores no local, já que muitos não conseguem arcar com os custos de transporte.

Pais relatam que a situação tem prejudicado o desenvolvimento dos alunos. Karina Santos, mãe de uma das crianças, disse que a rotina escolar foi interrompida e que as turmas passam longos períodos sem aula. Segundo ela, o secretário municipal de Educação esteve na unidade há cerca de 20 dias e prometeu enviar novos profissionais, mas até o momento nada foi feito.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
De acordo com as famílias, pelo menos cinco professores estão em falta. Há turmas que só têm aulas a partir da quarta-feira, e em alguns casos sequer isso acontece. Também foi destacada a necessidade de mais cuidadores para atender crianças com autismo.

Moradores afirmam que a estrutura física da creche é adequada, mas apontam problemas de gestão. Bruno de Lima, que vive no Alto do Rosário, declarou que a comunidade está mobilizada para impedir o fechamento da instituição.

A reportagem solicitou posicionamento da Secretaria Municipal de Educação sobre o caso.

Nenhum comentário