Últimas Notícias

Expofeira 2025 começa em Feira de Santana com expectativa de negócios e grandes atrações




 A 46ª edição da Expofeira Agropecuária de Feira de Santana começou neste domingo (7), no Parque de Exposições João Martins da Silva, e segue até o dia 14 de setembro. O evento, considerado um dos mais tradicionais do interior da Bahia, reúne negócios, lazer e capacitação, atraindo visitantes de toda a região.

Este ano, cerca de 800 animais já estão inscritos, mas a expectativa é que o número chegue a 1.500 com os leilões. O público pode visitar estandes e baias com cavalos, bois, carneiros e cabras; aproveitar o parque de diversões; saborear comidas típicas no espaço culinário; e conhecer produtos do artesanato regional.

Atrações para o público

Entre os destaques da Expofeira está o Boi Brilhoso, levado pelo expositor Clebson Santa Clara. O animal, treinado para contato com o público, permite montarias por apenas R$ 10.
“Ele é super educado, domado para cavalgada, bem tranquilo. Mas ficamos sempre atentos, acompanhando de perto para garantir a segurança do público e do boi”, explicou o expositor.

Capacitação e sanidade animal

A programação também contempla capacitação técnica. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceria com o Senar, promove um curso para apicultores sobre sanidade das abelhas.
“A região de Feira tem muitos apicultores cadastrados e aproveitamos o evento para nivelar conhecimento e fortalecer o cuidado com a saúde das abelhas”, destacou Luciana Ávila, coordenadora do programa.

O veterinário Paulo Santana, também da Adab, ressaltou a vigilância sanitária do órgão durante a feira.
“Todos os animais passam pela avaliação da equipe médica. O cuidado é fundamental, principalmente porque a Bahia é certificada como zona livre da febre aftosa. Precisamos garantir segurança sanitária em eventos que reúnem animais de vários estados”, pontuou.

Leilões e genética

O criador Miguel Pinto, especializado na raça Nelore, está otimista com os negócios e destacou a importância dos leilões.
“O objetivo da raça é transmitir genética de qualidade. A genética nunca se estabiliza, está sempre evoluindo para melhorar velocidade, fertilidade e precocidade do gado. Nosso leilão será na sexta-feira, com o Nelore Jacurici, e esperamos bons resultados”, disse o criador, que atua no setor há mais de 20 anos.

Expofeira segue até dia 14

Com programação diversificada, a Expofeira 2025 se consolida como um espaço de negócios, cultura e lazer, unindo criadores, empreendedores e famílias em uma das maiores vitrines agropecuárias da Bahia.

Nenhum comentário