Projeto de alfabetização para garis de Feira de Santana vence Prêmio LED 2025 e ganha destaque nacional
Feira de Santana tem mais um motivo para se orgulhar. O projeto Alfagaris, voltado para a alfabetização de garis da cidade, foi um dos vencedores do Prêmio LED – Luz na Educação 2025, promovido pelo Grupo Globo e pela Fundação Roberto Marinho. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira (17), durante um programa especial exibido pela TV Globo e apresentado por Eliana.
Criado em 2017 pela empresa Sustentare Saneamento, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o projeto já transformou a vida de mais de 100 trabalhadores da limpeza urbana. O Alfagaris venceu na categoria “educadores inovadores”, que premia práticas que revolucionam o modo de ensinar no Brasil. Cada projeto premiado recebeu R$ 200 mil.
Uma alfabetização com dignidade e sentido
“Uma colaboradora contou que preferia caminhar até em casa a ter que perguntar o nome de um bairro, por medo de revelar que não sabia ler. Percebemos que muitos enfrentavam essas dificuldades”, disse Sérgio Ojer, superintendente da Sustentare.
As aulas são ministradas por estudantes de Pedagogia e ocorrem quatro vezes por semana no ponto de apoio da empresa, no bairro Capuchinhos. Segundo a coordenadora do projeto, professora Sandra Nivia Soares, o Alfagaris vai além do ensino da leitura e da escrita.
“A gente alfabetiza para que esses trabalhadores leiam e escrevam o mundo a partir de suas experiências. É um projeto que une tecnologia, cultura e cidadania”, explicou.
Além do conteúdo tradicional, os participantes visitam feiras literárias, cinemas, teatros e espaços como o Observatório Antares, ampliando seu acesso à cidade, à cultura e aos direitos.
Transformações reais e sonhos possíveis
Muitos dos trabalhadores alfabetizados pelo projeto já avançaram na formação escolar, com alguns cursando o ensino médio. O sonho da equipe agora é ainda maior.
“Nosso sonho é que um dia uma dessas pessoas consiga se formar na universidade”, afirmou Sérgio.
A premiação coloca Feira de Santana em destaque no cenário nacional da educação e reforça a importância de políticas e iniciativas inclusivas que reconheçam a dignidade dos trabalhadores.
Nenhum comentário